quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Boa forma vai além de uma boa alimentação e práticas de exercícios

Medicina integral foca no autoconhecimento dos pacientes e garante resultados mais eficazes na busca pelo corpo saudável

















Com o verão se aproximando, é muito comum ver pessoas desesperadas na busca pela boa forma, abusando de exercícios sem orientação e dietas milagrosas encontradas na internet, quase sempre, deixando de lado a qualidade de vida. Todos nós sabemos que uma alimentação balanceada, aliada a prática de exercícios, são fundamentais para adquirir o corpo desejado, mas há uma série de outros fatores que devem ser levados em consideração.

Não há dúvidas que uma alimentação balanceada propicia todos os nutrientes necessários para a saúde física. Mas saúde não é só isso. Ela envolve aspectos como condições ambientais, sociais, culturais, pessoais, profissionais e inter-relacionais, além do momento de vida em que o paciente se encontra e tantos outros fatores que acabam interferindo em como essa alimentação é recebida pelo corpo e, consequentemente, o que ela causa no organismo.

“Estar com a atenção no presente momento, saboreando o alimento, percebendo a velocidade em que se mastiga, tendo a percepção dos sabores, pensamentos e ambiente em que você está, faz com que você reaja a estímulos que auxiliem na determinação de quais alimentos lhe fazem bem ou como você se sente, em termos de vitalidade, estado de espírito e digestão a determinada dieta”, afirma Dra Roberta Ribeiro, fundadora da MedIntegral, clínica especializada em tratamentos com base na medicina integral, e principal representante da modalidade no Brasil.

A MedIntegral, trabalha com o desenvolvimento da atenção plena e, na hora de orientar sobre alimentação, considera os aspectos ambientais, sociais, culturais, físicos e emocionais. Só através da medicina integral é que se consegue levar todos eles em consideração. “Em geral, sugiro que a alimentação deve ser composta por sucos verdes, 50% de alimentos crus e outros 50% de alimentos integrais com muita variedade entre legumes, frutas e frutos (tudo o que tem semente dentro), grãos, cereais e folhas verdes. No que diz respeito ao aspecto ambiental da alimentação, devemos optar pelo orgânicos que são melhores para o organismo e mais sustentáveis para o planeta”, ressalta.

Sobre a Dra. Roberta Ribeiro

Formada pela Escola Paulista de Medicina e especializada em Infectologia e várias medicinas complementares como homeopatia, antroposofia e ayurvédica, psicologia e teoria integral, com treinamento no Instituto Integral dos EUA. Atua em consultório há mais de 15 anos e fundou, em 2005, a MedIntegral, onde atua como médica de família e coach com uma metodologia própria, inovadora e inclusiva que oferece soluções clínicas integrais e a promoção do bem-estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário