sábado, 6 de setembro de 2014

Boa Vista está acima da média nacional do IDEB


O Município de Boa Vista ficou acima da meta do Ideb para 2013. Divulgado na última sexta-feira, 5, pelo Ministério da Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade do ensino no Brasil. 

Realizado de dois em dois anos, ele avalia os estudantes dos ensinos fundamental e médio nas redes públicas e particulares. O atual resultado mostra que somente os primeiros cinco anos do Ensino Fundamental superaram a meta de 4,9.

Do primeiro ao quarto ano, os alunos estão na rede municipal de ensino. Em Boa Vista o resultado para esta etapa foi de 5,3, nota superior à média nacional de 5,2. “Quando resolvi voltar para a prefeitura, o que mais me motivou foi a qualidade na educação. Estabelecemos parceria com o IAB para atender a todas as crianças com o mesmo método, seja ela da periferia, ou do centro. Não queremos uma ou outra escola boa, queremos todo o município com um ensino de excelência”, afirmou a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita. 

A prefeita divulga ainda que, em 2015, o município começa as primeiras experiências de escola em tempo integral. O projeto piloto será na Luiz Canará e, depois, estendido de acordo com a capacidade e experiência adquirida. 

O foco do município hoje é a educação primária, para que as crianças saiam alfabetizadas dos primeiros anos do ensino fundamental. “Em 2016 alcançaremos resultados ainda mais surpreendentes no Ideb, e isso a nível nacional”, reforçou Teresa. 

No resultado divulgado nessa sexta, a Escola Municipal Professora Edsonina de Barros Villa foi o grande destaque. Sua nota (6,6) está acima da esperada para 2021 (6,4). Das 35 unidades avaliadas, a maioria superou as expectativas: notas como 6,2; 6,0 e 5,9 aparecem mais de uma vez na lista de escolas municipais. 

“A média de 5,3 que o município alcançou era a nossa meta para 2015 e nós já a atingimos agora. A curva é ascendente, o que mostra que estamos no caminho certo”, comemorou a secretária de Educação, Lucivane Freitas.

COMO É CALCULADO

Para calcular o indicador da qualidade do ensino, o governo combina informações de desempenho dos estudantes em exames padronizados a todo o país, o Prova Brasil, com informações sobre o rendimento escolar, ou seja, número de alunos aprovados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário