segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Resgate da cultura indígena: oficina de arco e flecha

Prefeitura de Boa Vista

Fotos: Fernando Teixeira
José Luiz Bezerra é um jovem índio nascido na tribo wai-wai. Depois da infância passou a morar na comunidade Darora, e cresceu entre pajés, tuxauas e o restante da família. Com a chegada do homem branco ele viu aos poucos alguns costumes e tradições ficarem esquecidos nas tribos.

Nesse fim de semana José e outros indígenas, participam de uma oficina para confecção de arco e flecha,promovida pela Prefeitura de Boa Vista na comunidade Vista Alegre. A intenção é resgatar a produção de arco e flecha mostrando toda a história, e a utilidade do instrumento.

Para ele está é uma tradição já conhecida porém para a nova geração a arte ainda é quase desconhecida e pouco utilizada. “Arco e flecha eram usados pelos nossos ancestrais, é importante preservar essa cultura. A oficina é uma oportunidade de mostrar para os mais novos a história e o significado desses instrumentos, que são muito mais do que um pedaços de madeira e cordas. Faz parte da nossa identidade”, contou.

As aulas são ministradas pelo mestre em arquearia Delcimar Magalhães, para cerca de 50 jovens eadultos integrantes das doze comunidades indígenas da região do baixo São Marcos. O mestre arqueiro é filho de mãe índia e pai descendente de português e se tornou especialista no assunto. Delcimar percorre várias tribos resgatando essa tradição que é uma das mais antigas.

“Esse conjunto tem significado valioso. O arco representa o homem na figura de pai, a corda representa a mulher como mãe, na sua flexibilidade e resistência. A flecha são os filhos que precisam ser lançados no rumo certo. Essa oficina traz de volta as raízes indígenas e os valores, ensinando na prática toda simbologia dos instrumentos”, disse Delcimar.

As aulas práticas ocorrem neste sábado quando os alunos irão conhecer a madeira utilizada na produção, e poderão ter a chance de confeccionar os instrumentos. No domingo os melhores arqueiros da comunidade farão uma demonstração da forma correta de utilizar o arco e flecha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário