quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Governo se antecipa e inicia instalação de termelétricas em Roraima

Foto: J.Netto

Texto: Fábio Cavalcante


Em função da crise energética vivida pela República Bolivariana da Venezuela e que afeta Roraima diretamente – por conta do Linhão de Guri -, o governador Chico Rodrigues deu início a um plano emergencial para assegurar o abastecimento de energia elétrica no Estado. Para isso, autorizou a instalação de três unidades termelétricas localizadas em Monte Cristo, Distrito Industrial e Novo Paraíso (Caracaraí).

A termelétrica de maior porte, em Monte Cristo, já está em um avançado processo de instalação. Os geradores de energia chegaram à capital em 30 carretas. A licença ambiental foi emitida nessa terça-feira (9) pela Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh). Chico ressaltou que a população roraimense pode ficar tranquila, pois não haverá problemas quanto ao fornecimento de energia.

“O Governo está tomando todas as providências. Com o documento emitido pela Femahr, a empresa Oliveira Energia já está autorizada a aumentar ainda mais o ritmo de implantação da unidade em Monte Cristo. E, segundo a reunião que tive com o empresário responsável, num prazo máximo de dois meses a unidade vai poder gerar a eletricidade que nós precisamos. Por isso, digo à população que se tranquilize. Nós estamos nos preparando, atentos à situação, e tenho certeza de que não teremos problema de abastecimento de energia para a nossa população”.

Quanto ao fornecimento da energia de Guri, o governador deixou claro que não haverá suspensão - uma vez que há um contrato estabelecido entre os dois países -, apenas diminuição, que será gradativa enquanto as termelétricas são instaladas no Estado.

Apesar de somente na última semana o governo venezuelano ter comunicado o Estado de Roraima quanto à diminuição do fornecimento de energia por meio da hidrelétrica de Guri, a medida para instalação das termelétricas já era estudada pelo Governo do Estado desde que o país vizinho deu os primeiros sinais da crise energética, causada pela redução do volume de águas em Guri.

“Quando já se previa um colapso energético na Venezuela, o senador Romero Jucá, em audiência que também participei com o ministro das Minas e Energia [Edson Lobão], pediu para que fossem acelerados os estudos de liberação das licitações. Isso foi realizado e nós estamos num estágio, não de conforto, mas de tranquilidade, por saber que a instalação  já está bastantes avançada”. 

Juntas, as três termelétricas vão poder gerar 135 megawatts, aproximadamente. A usina no Distrito Industrial será ampliada para gerar 20 megawatts. Chico também destacou os trabalhos de manutenção que atualmente são feitos na Usina de Jatapú, que atende os municípios do Sul do Estado. Também afirmou que aguarda um posicionamento mais enérgico do Governo Federal quanto ao Linhão de Tucuruí, que vai integrar Roraima no Sistema Nacional de Energia Elétrica.

“A questão do Linhão [de Tucuruí] está esbarrando em relação à reserva indígena Waimiri-Troari. Existem alguns impedimentos, alguns obstáculos ainda a serem vencidos, mas o certo é que todos os dias chegam equipamentos para a extensão dessa rede, de Boa Vista ao Jundiá e de Jundiá até o rio Alalaú. Mas isso é um problema não do Estado, mas do Governo Federal que deve tomar todas as providências e possa resolver definitivamente esse problema, pois Roraima há muito espera por isso”.

O presidente da Femarh, Marcelo Levy, afirmou que foram feitos todos os estudos necessários para atestar possíveis impactos ambientais relacionados à instalação das termelétricas. Segundo ele, os impactos serão mínimos, sendo o maior em Monte Cristo, que terá geração de 97.1 MW. Todos os impactos foram relatados e mitigados com ações.

Além disso, quanto ao licenciamento ambiental das termelétricas em Novo Paraíso e Distrito Industrial, o presidente informou que uma comissão interinstitucional foi criada para avaliar os impactos ambientais e todas as questões relacionadas ao meio ambiente. Um parecer será dado ainda esta semana, garante.

“Nós fizemos na semana passada uma audiência técnica informativa a respeito das termelétricas em Novo Paraíso e no Distrito Industrial, e a comissão criada para analisar os estudos ambientais apresentados vão deferir ainda esta semana. Então, devemos fazer a licença prévia e a instalação na próxima semana”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário