sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Em Boa Vista, construção de Estação Elevatória de Esgoto do bairro Liberdade será concluída em 60 dias

A construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do bairro Liberdade, iniciada em janeiro deste ano, será finalizada em 60 dias, segundo a empresa Renovo Engenharia, responsável pela terceira etapa da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da Capital. A edificação da EEE é um dos últimos serviços dessa parte do projeto que objetiva universalizar o acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto em Boa Vista e já está na quinta etapa de execução.

Segundo o técnico da empresa Renovo, especialista em saneamento básico, Paulo Roque, toda a parte de construção subterrânea em concreto, o poço de sucção e a casa de bomba, foi concluída. Na próxima semana, será feita a terraplanagem final da área para o início do trabalho de urbanização e produção da caixa de comando da Estação Elevatória. “Vamos cumprir esse cronograma e no prazo máximo de 60 dias ela estará pronta”, disse. 

Essa etapa da obra contempla, além da construção da EEE, implantação de aproximadamente 115 quilômetros de rede coletora e de quase quatro quilômetros de rede de coletor-tronco, execução de mais de dois quilômetros de rede interceptora e serviços de ampliação e adaptações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro São Bento.

Cerca de sete mil famílias dos bairros Liberdade, Buritis, Pricumã e Cinturão Verde estão sendo beneficiadas com a implantação da rede coletora nessa fase dos trabalhos de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Boa Vista. Com o término da obra, previsto para o próximo mês de dezembro, o índice de atendimento acumulado do serviço de coleta e tratamento de esgoto na Capital será de 64,74%. 

Quanto aos questionamentos dos moradores do bairro Liberdade, que se manifestaram no início da obra de construção da Estação Elevatória, em janeiro deste ano, sobre a possibilidade de contaminação do lençol freático, o técnico Paulo Roque é categórico ao afirmar que “Não há perigo de contaminação do meio ambiente, porque todas as providências para manter o sistema seguro estão sendo tomadas”.

“Seguindo as técnicas desse tipo de obra, está sendo feito o que há de melhor. Toda a parte de construção subterrânea é impermeabilizada, será instalado um grupo gerador para garantir o fornecimento de energia em casos de pane ou falta de energia elétrica fornecida pela concessionária local, evitando que o sistema pare de funcionar, e todas as Elevatórias têm, pelo menos, duas bombas”, afirma.


De acordo com o técnico, essas medidas garantem segurança e eficiência do funcionamento das Estações Elevatórias de Esgoto. “Existem alternativas para suprir qualquer necessidade e solucionar problemas eventuais. Faltou energia, tem o grupo gerador. Estão sendo instaladas duas bombas, embora somente uma opere, porque se ela tiver algum problema, a outra passa a operar. Há uma Elevatória, por exemplo, no bairro Santa Tereza, que tem cinco bombas, duas estão operando e três estão em stand by.”, afirma.

Esse aparelhamento, segundo ele, torna o sistema bastante seguro, pois, no caso das Estações Elevatórias, somente uma queda ou a falta de energia, gerando a paralisação do sistema, ou algum dano na bomba pode resultar em problemas na rede de esgotamento sanitário, causando extravasamento e vazamento de resíduos não no subsolo, mas nos Poços de Visita (PV), cujas tampas são instaladas em vias públicas.

“É um sistema seguro, justamente visando à proteção do meio ambiente, afinal de contas o objetivo principal da obra de esgotamento sanitário é trazer saúde para o cidadão, porque você tira o esgoto de dentro da residência dele, leva para a Estação de Tratamento e só depois de tratados os resíduos são despejados no meio ambiente”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário