segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Semana da Pátria se inicia com festividade no Centro Cívico

(Foto: J. Netto)

Por Fábio Cavalcante / Assessoria do Governo

Em comemoração ao Dia da Independência (7 de setembro), o Governo do Estado deu início nesta segunda-feira (01) à Semana da Pátria. A abertura oficial aconteceu em cerimônia na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos com o acendimento do fogo simbólico da Pátria e apresentações cívicas.

A programação teve início no 6º Batalhão de Engenharia e Construção (6º BEC), com a saída da tocha com o fogo da pátria do monumento ao Forte São Joaquim. De lá, atletas civis e militares se revezaram pela Avenida Ene Garcez até a Praça do Centro Cívico, levando o símbolo até a pira localizada em frente ao Palácio Senador Hélio Campos. O sargento Levi, do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º Bis) foi quem apresentou a tocha ao governador.

Além da cúpula do Governo do Estado, o evento reuniu representantes do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Guarda Municipal de Boa Vista, Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, estudantes da rede pública de ensino e a sociedade em geral.

Em seu discurso, o governador Chico Rodrigues ressaltou os valores presentes no civismo, que segundo ele, são elementos fundamentais para o crescimento de uma nação. Além disso, lembrou da união dos povos, algo que deve ser predominante em todas as esferas da sociedade, seja no campo político, religioso ou social.

“Esta festividade marca uma importante data representativa da luta que o Brasil travou por sua autonomia. Hoje nos enchemos de esperança, de força, para superar as dificuldades do dia a dia. Hoje se reúnem aqui representantes de todas as esferas da sociedade. Essa união é importante para o fortalecimento de nosso país e de nosso Estado”.

Na solenidade participaram também alunos das escolas Ana Libória, Monteiro Lobato, Euclides da Cunha, São José, Oswaldo Cruz, Ayrton Senna e Mario David Andreazza, que também foi representada pela sua Banda Marcial Estrela de Davi, que apresentou um especial de fanfarra. Após a cerimônia foi celebrado um culto ecumênico alusivo à Semana da Pátria, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.

A Semana da Pátria se encerrará com o tradicional desfile de 7 de setembro, na Avenida Ene Garcez, com a participação de representantes das instituições militares como Base Aérea de Boa Vista, 1ª Brigada de Infantaria de Selva, Polícia Militar de Roraima, Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Polícia Civil e alunos de escolas estaduais, municipais, federais, federações esportivas, lojas maçônicas, entre outras organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário