terça-feira, 9 de setembro de 2014

Música erudita e popular chega às escolas municipais de Boa Vista, Roraima

(Fotos: Marcos Lima)
Os alunos da Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes participaram na manhã desta terça-feira, 9, de uma aula diferente. Todos foram direcionados a quadra da instituição e depararam-se com violoncelo, viola, violinos, zabumba e triângulo. O local recebeu o projeto Música na Mochila, desenvolvido pelo Instituto Boa Vista de Música em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, que leva concertos didáticos musicais as escolas municipais.

Conforme os músicos assumiam os instrumentos, era possível observar os olhos atentos e curiosos da criançada sentada ao redor da orquestra. Uma violinista, integrante do Instituto, se fantasiou de Emília, personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo, outra estava vestida de palhaça e atendia pelo nome de Do-ré-mi.

Com dinâmicas teatrais, as personagens interagiam com os estudantes e explicavam o nome e a função de cada instrumento. “Alguém sabe o que é música?”, perguntou a palhaça para as crianças. As respostas foram as mais diferentes e criativas possíveis. Porém no decorrer das atividades, eles queriam ouvir mesmo era o som da orquestra.


A orquestra tocou desde Bachiana até a popular Asa Branca. Pela primeira vez a estudante Ketlen dos Santos viu um violino. Segundo ela o instrumento emite um som diferente dos demais. Quando a apresentação encerrou, Ketlen não perdeu tempo e correu ao professor para poder ver de perto o que antes era desconhecido.

“É diferente. Parece um violão, mas é menor. Eu me arrisquei a tocar um pouco e o maestro disse que eu tenho jeito. Achei lindo e vou pedir para meus os pais me colocarem para fazer as aulas”, comentou Ketlen.

Os concertos iniciaram este mês e são apresentados durante o mês de setembro as terças e quintas-feiras, em colégios municipais. “A música consegue aproximar as pessoas de todos os lugares. Além das escolas da capital, a ação também contempla uma escola da área rural e outra de comunidade indígena” disse a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.

“O projeto Música na Mochila tem a intenção de proporcionar aos alunos da rede pública de ensino o acesso a música erudita e popular, enriquecendo o aprendizado na área da música e despertando o seu gosto pela arte instrumental”, contou o presidente do Instituto, Sérgio Barros.

As próximas escolas que receberão o evento são:

Escola Municipal Raia do Sol 
Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos 
Escola Municipal Martinha Thury Vieira 
Escola Municipal Balduíno Wottrich 
Escola Municipal Indígena Vovô Antônia Celestina da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário